ECOLOGISTIK® slip-sheets, uma solução para reduzir os custos de transporte.
NASEIRA GUILLEMET | Diretor Comercial LATAM & Gestor de Produto Linha Slip-sheet
Naseira, nos últimos dois anos, temos vindo a operar num mercado de transportes fortemente influenciado por factores externos. O mercado das matérias-primas disparou e os custos de transporte, especialmente para a exportação, estão a tornar-se uma questão crucial para as empresas. Como é que a CGP Coating Innovation responde atualmente a esta situação?
Mantemo-nos fiéis ao nosso ADN, que é o de apoiar e procurar novas soluções, tanto em termos de produtos como de melhorias de processos. Os nossos clientes estão constantemente à procura de novos caminhos, novas tecnologias que lhes permitam continuar a crescer apesar destes novos constrangimentos, e hoje em dia há um interesse particular em encontrar uma alternativa à palete, mas também em otimizar os custos de transporte, sobretudo na exportação.
O problema das paletes de madeira, por exemplo, tem vindo a agravar-se nos últimos meses. O abastecimento está a tornar-se cada vez mais difícil e os custos estão a aumentar. Isto aplica-se ainda mais ao transporte marítimo, que exige paletes à prova de fogo ainda mais caras (ISPM15). A otimização do espaço dos contentores está também a tornar-se uma questão económica.
Há mais de 20 anos que a CGP Coating Innovation oferece uma alternativa às paletes de madeira: o Slipsheet Ecologistik. Trata-se de um filme kraft de conceção ecológica, capaz de suportar uma carga em palete. Desenvolvemos uma gama muito completa: diferentes formatos, com ou sem revestimento (antiderrapante, hidrofóbico, etc.), diferentes qualidades em termos de resistência para se adaptar a qualquer tipo de produto paletizado (caixa, saco, big bag, etc.). Esta palete é fabricada na nossa fábrica CGP Berry a partir de produtos reciclados e totalmente recicláveis. Podemos também oferecer soluções de coberturas plásticas para aplicações especializadas.
Não é por acaso que grandes grupos como a Bonduelle, a BASF e a Procter & Gamble já incluíram estas soluções nos seus processos de exportação, e é verdade que a procura aumentou nos últimos meses devido ao aumento dos custos!
Também faz sentido para envios a granel?
Sim, claro, e neste caso é ainda mais relevante porque muitos fabricantes ainda carregam os seus contentores manualmente! Neste caso, o carregamento com Slipsheet faz todo o sentido: menos mão de obra, uma vez que só é necessário um operador, o tempo de carregamento é consideravelmente reduzido e o carregamento é infinitamente mais seguro, com um risco muito menor de acidentes devido a quedas ou danos nos produtos e acidentes para os operadores. Aproveito a oportunidade para recordar que o Slipsheet Ecologistics oferece uma vantagem adicional significativa! Otimização do espaço nos armazéns dos nossos clientes: Armazenar 1.000 paletes requer muito espaço, enquanto armazenar 1.000 folhas deslizantes requer apenas 1 m3 de espaço. As folhas deslizantes são uma excelente alternativa às paletes cada vez mais caras, especialmente para exportação, e também ajudam a reduzir o impacto ambiental.
Como é que podemos convencer os nossos clientes a utilizar esta solução?
Tentando!
Numa primeira fase, os especialistas da CGP Coating Innovation propõem aos fabricantes uma auditoria técnica gratuita do seu equipamento atual para avaliar primeiro a viabilidade e depois a solução global do slip sheet e do equipamento. Para validar a nossa oferta, propomos em seguida uma fase de testes, idealmente no local, mas podemos também efetuar testes no nosso centro técnico com os nossos especialistas.
Uma vez concluídas estas fases, propomos a formação dos operadores. Trata-se de uma fase importante para adquirir os conhecimentos e a experiência necessários com o equipamento(garfos de rolos ou PushPull).
Graças aos nossos especialistas no domínio do transporte sem paletes, a CGP Coating Innovation, fabricante de Slipsheets, pode acompanhar os fabricantes no seu projeto, desde a conceção até à implementação do processo na sua empresa!