O ano de 2020-2021 é marcado por um contexto de saúde excepcional. Como essa crise se reflete no terreno da CGP COATING INNOVATION?
A crise econômica causada pela Covid-19 está perturbando a situação dos atores econômicos. VSEs e PMEs parecem ser os mais afetados.
No entanto, desta vez, os grandes grupos, que geralmente estão se saindo melhor, também viram seus resultados colapsar na primeira parte de 2020, embora seus balanços permaneçam sólidos.
Se, em 2008, a crise econômica e social levou rapidamente a inúmeros planos sociais e a um novo enfraquecimento da indústria francesa, desta vez a situação não é a mesma. Muitas empresas estão agora na “gota” do sistema financeiro, podendo o Estado apoiar os agentes privados com a abundância de liquidez proporcionada pela dívida a juros zero, o que não acontecia em 2008.
De nossa parte, aprendemos rapidamente três lições com a crise:
Ser um grupo internacional e diversificado é um grande trunfo.
Apostar na inteligência coletiva é fundamental.
Você tem que ser ágil para se adaptar em tempos difíceis para manter sua capacidade de se recuperar.
Desde o início da crise, a CGP COATING INNOVATION tem feito questão de cumprir os prazos de pagamento a todos os seus fornecedores para não correr o risco de os enfraquecer. Ao mesmo tempo, criamos um sistema de monitoramento de fornecedores em risco, mas também de clientes em risco, a fim de antecipar qualquer situação de crise que possa ser prejudicial a todos.
Nossos bons resultados registrados para o ano fiscal de 2020, em particular um aumento no lucro operacional das empresas, demonstraram o desempenho e a resiliência do grupo.
Os indicadores financeiros continuam positivos e o grupo conta com a confiança dos clientes, o que não é necessariamente a norma nestes tempos turbulentos.