Talcomo acontece com todas as embalagens que entram em contacto direto com os alimentos, é necessário ter cuidado para evitar os perigos associados ao armazenamento e ao transporte, de modo a prevenir qualquerrisco de contaminação. Para tal, é necessárioconhecer estes perigos específicos, compreender porquê e como pode ocorrer a contaminação externa e comoseproteger contraincidentesde contaminação.
INSERÇÃO ANTIDERRAPANTE PARA PALETES
Os recipientes para guardar alimentos são feitos de plástico seguro para alimentos. São constituídos por um recipiente redondo, oval ou retangular, uma tampa hermética, um anel de proteção da abertura e, por vezes, uma pega saliente.
A sua forma redonda, a pega saliente e a tampa frágil tornam-nos difíceis de paletizar.
QUAIS SÃO OS PERIGOS DE ARMAZENAR OU TRANSPORTAR BALDES PARA ALIMENTOS?
Os baldes de plástico são adequados para embalar alimentos em pó, pasta ou líquido. São normalmente utilizados para embalar ingredientes alimentares, preparações culinárias, molhos, condimentos, produtos lácteos, alimentos para animais, produtos de confeitaria, etc.
Quais são os riscos de contaminação?
- Por migração do contentor
Os materiais feitos de plásticos alimentares são seleccionados de acordo com a sua adequação ao contacto direto com os alimentos. São efectuados testes de migração para determinar que produto pode ser embalado no recipiente, em que condições de armazenamento (temperatura, humidade) e durante quanto tempo. Deve ser efectuado um teste de migração para cada grupo de alimentos.
- Abertura prematura
Os recipientes para alimentos sãofeitos de plástico rígido. A resistência deste material depende da carga que contém e da carga de empilhamento que deve suportar.
Se um recipiente cair, a tampa pode ser perfurada, rachada ou vazar. Por conseguinte, estes produtos nunca devem ser deixados cair no chão ou derrubados sobre paletes.
PORQUÊ E COMO PODE OCORRERUMA CONTAMINAÇÃO EXTERNA? O transporte destes baldes para alimentos pode ser complicado. Os baldes são colocados em paletes que são adequadas para o contacto com alimentos:
- Ou em plástico escorregadio
- Ou em madeira protegida por uma base deslizante de palete de plástico
Os baldes são empilhados em vários níveis, de 2 a 10, o que os torna muito instáveis. Para evitar a instabilidade, a altura das paletes deve, por conseguinte, ser limitada.
COMO EVITAR QUEBRAS DURANTE O TRANSPORTE DESTES BALDES DE PLÁSTICO?
3 medidas simples:
- Prevenir o deslizamento da base da palete.
- Criarcoesão entre as pilhas formadas para garantir a estabilidade do conjunto.
- Certificar-se de queo recipiente de plástico é adequado para o contacto direto com os alimentos.
Obtenha a opinião de um líder de mercado e descubra como pode estabilizar e otimizar a palete com uma almofada de camada altamente antiderrapante.
Elimine embalagens dispendiosas e complexas.